F R A S E

SÃO OS COMUNISTAS OS QUE PENSAM COMO OS CRISTÃOS” - Papa Francisco

quarta-feira, 13 de maio de 2015

O Pornô*

*Tb pub no jornal GAZETA DE ALAGOAS e nos sítios PRAGMATISMO POLÍTICO e PCdoB/AL

Era porteiro em um prédio de apartamentos na orla de Ponta Verde. Não, esse não era bem o seu apelido, mas como era chamado, no particular, por seu principal fornecedor gratuito de DVDs piratas do gênero. Nem foram tantos assim, porque a pouca idade do garoto não favorecia a aquisição, mas o suficiente para que o adolescente gozador (o trocadilho, ou não, é o leitor quem decide se o põe) e também admirador das películas assim passasse a chamá-lo.

Seu nome era Juaneysson, donde talvez melhor, ao menos mais fácil para este escriba, por razões que saltam aos olhos ou aos dedos que digitam, continuar com o apelido. Uma vez o garoto apareceu no prédio com um DVD pirata onde bela parente da rebolativa Gretchen, outrora sonho de consumo de muito marmanjo, aparecia muito à vontade. Sucesso! Juaneysson imediatamente pediu para ver, assim que o garoto, digamos, cansasse de assisti-lo. Pronto; bastou isto para o pobre do Juaneysson virar “o Pornô”. O tal DVD, e uns outros que se seguiram, emprestados, nunca foram devolvidos; nem cobrados.

Há poucos dias, o outrora garoto, curioso e atento à política, perguntou-lhe sobre o que achava dos governos Lula e Dilma. Como assim?, perguntou. Você aprova? Têm sido bons pra você? Você melhorou de vida? Ôxe! Cá pra nós, gosto e muito! Antes do Lula ganhar pra presidente a vida da gente era um sacrifício só... Na época, era casado e desempregado; chegamos a passar fome quando meu pai, pedreiro, perdeu o emprego e não conseguia outro. Ruim demais...

Com a curiosidade redobrada, voltou a perguntar: E agora, qual a diferença? Ôxe, tudo! Antes a gente sobrevivia, agora a gente vive. Tive três filhos com minha ex-esposa, e o Bolsa Família ajudou demais, apesar de pouco. Desempregado, né?  Depois as coisas foram melhorando... Nem preciso mais, graças a Deus! E você na época não pensou em ter mais filhos, pra aumentar o valor? Ôxe, e eu sou otário, é?

E o que melhorou? Ôxe, tudo! Antes a gente morava numa casinha de nada, e vivia faltando dinheiro pro aluguel. Hoje, eu e meu pai a gente tem casa pelo Minha Casa Minha Vida, tenho uma moto, televisão daquelas de rico, tô fazendo o PRONATEC, meus filhos tão estudando, é outra coisa...Hoje, quem se esforçar consegue ter uma vida boa, digna. Basta querer.


E o que você pensa das denúncias de corrupção? Ôxe, agora a gente tá sabendo de muita coisa que andava escondido, mô fio... E das pessoas que são contra Lula e Dilma, como boa parte aqui do prédio, mesmo? Umas egoístas. Cá pra nós.

Nenhum comentário: